Casa de praia: como melhorar a rentabilidade da sua com aluguel

iStock 923154972 min 1024x683 - Casa de praia: como melhorar a rentabilidade da sua com aluguel

O mercado imobiliário no litoral oferece segurança e rentabilidade para os proprietários que optam por alugar sua casa de praia durante o ano inteiro. Isso porque, além da valorização natural que um imóvel é capaz de receber, existe também a grande procura por aluguéis de imóveis próximos às praias.

Ao decidir alugar sua casa de praia é preciso considerar que os lucros com aluguel de temporada variam conforme as épocas do ano, contudo, é possível gerar rendimentos durante o ano inteiro. 

Como alugar sua casa de praia pode ser rentável para você 

Houve um tempo em que o mercado imobiliário era guiado pela regra de locação por cerca de 1% do valor total do imóvel. Neste caso, uma casa de praia no valor de R$200 mil podia ser alugada por algo em torno de R$2 mil. Atualmente, os valores estão mais flexíveis e o percentual gira em torno de 0,5% do preço do imóvel para o aluguel – média existente na maior parte das cidades brasileiras.

O ideal é que antes de precificação do imóvel seja feito um levantamento dos valores investidos pelo proprietário, localização, espaço disponibilizado, além da estrutura oferecida. No caso da localização e da qualidade da casa de praia, é fácil justificar que quanto melhores elas forem, maior será o conforto do visitante. 

Um imóvel com móveis e itens de conforto, próximo aos atrativos turísticos e cercado por boa infraestrutura, tem possibilidade de alcançar um valor de diária maior, principalmente nas épocas de grande movimento no litoral, como as férias de dezembro. 

De olho nas temporadas 

Se falarmos de um aluguel de temporada, a rentabilidade poderá ser muito mais elevada, pois é preciso considerar que em algumas épocas do ano a procura por aluguéis no litoral são maiores, como nas férias de verão, período em que alguns imóveis ficam alugados 100% do tempo. 

Em contrapartida, a procura diminui nas épocas mais geladas do ano. Estar preparado para isso evita imprevistos e mantém o índice de rentabilidade da casa de praia, que, apesar da sazonalidade, consegue uma remuneração mensal bastante próxima do valor investido se o valor dos aluguéis em alta temporada forem considerados.

É claro que existem aspectos que interferem na remuneração que um imóvel alugado por temporada é capaz de oferecer. Porém, ter uma  casa de praia é sempre um bom negócio para quem presente alugar nas altas temporadas! Se você tem interesse em investir em uma casa de praia, fale com a equipe Factual!

LEIA TAMBÉM

Arquivos