Como cuidar da saúde durante o calor

iStock 542548818 1024x683 - Como cuidar da saúde durante o calor

Mesmo que o verão ainda não tenha chegado, já sofremos com altas temperaturas durante a primavera. E durante os dias em que o calor está mais intenso, temos que tomar muitos cuidados com a nossa saúde para que não soframos as consequências depois. 

É necessário tomarmos alguns cuidados para que possamos aproveitar o Sol da melhor maneira possível, seja curtindo a praia ou até mesmo na correria do dia a dia em grandes cidades. Por isso, vamos desfrutar dessa onda de calor da forma mais responsável possível através dessas dicas que separamos para você:

Hidratação em primeiro lugar

iStock 647448960 300x200 - Como cuidar da saúde durante o calor

Com o calor, é sempre recomendado que tenhamos uma garrafinha de água acompanhando a gente, uma vez que o nosso suor acaba liberando sais minerais que são essenciais para que o nosso metabolismo não fique comprometido, fazendo com que tenhamos cãibras, tonturas e até mesmo lesões musculares. Por isso, beba água durante o dia para que o seu corpo fique sempre hidratado.

Não se exponha demais ao Sol

iStock 993167114 300x200 - Como cuidar da saúde durante o calor

Evite ficar exposto ao Sol, uma vez que você pode entrar em hipertermia, que é quando o seu corpo não consegue estabilizar a temperatura interna, fazendo com que você possa desmaiar. É recomendado evitar a exposição do Sol durante as 10 da manhã até as 16 horas. 

Vamos malhar!

iStock 1053713850 300x200 - Como cuidar da saúde durante o calor

Em época de grande calor, a última coisa que pensamos é em fazer atividades físicas. Porém, isso não é desculpa para que deixemos de exercitar o nosso corpo. Como suamos mais em dias de Sol intenso, o recomendado é sempre consumir bastante líquido, seja água ou até mesmo isotônico. Além disso, o consumo de alimentos leves, como frutas, legumes e verduras devem ser redobrados para serem bem metabolizados pelo organismo.

De olho nas crianças

iStock 184339377 300x200 - Como cuidar da saúde durante o calor

Crianças de até seis meses não devem ficar no Sol. Dos seis meses a dois anos, é necessário usar protetores solares específicos para cada idade. Depois disso, basta aplicar protetores solares infantis convencionais. Faça o uso de bonés e chapéus, troque sempre a sunga ou o biquíni molhado, e sempre prefira o vento do ventilador, uma vez que o ar condicionado resseca a pele e pode piorar as vias respiratórias dos pequenos. 

Protetor solar dentro e fora de casa

iStock 838281906 300x200 - Como cuidar da saúde durante o calor

Não deixe de lado o seu maior aliado contra os malefícios do Sol: o protetor solar. Saindo ou não de casa, não deixe de aplicá-lo, pois nós também recebemos luz solar dentro de nossas casas. Vale lembrar que você deve reaplicar o protetor solar a cada uma hora, ou, se o calor estiver intenso e você fique com a pele suada, lave o rosto quando achar necessário e aplique novamente. 

Gostou das dicas que demos sobre como cuidar da saúde durante o calor? Você também pode conferir uma lista que fizemos sobre como preparar a sua casa para a chegada do verão

LEIA TAMBÉM

Arquivos